BEM VINDO ao Nosso Blog!

Aqui no LU Q FAZ ARTES, você vai encontrar caixas coloridas e originais para mudar a embalagem do seu presente. Aliás, seu presente já começa pela própria embalagem, pois há vários modelos de divinas caixas que sempre saem melhor que a encomenda e que certamente vão surpreender antes mesmo de revelar o seu conteúdo. Tenho certeza de que você vai gostar!



O valor do artesanato

São poucas as pessoas que valorizam as artes feitas com as mãos.
Muitas gente, quando sabe que faço peças em madeira, acabam pensando: "Ah! isso vende alí e mais barato".
Só que as pessoas não sabem como é feita uma simples caixinha de porta jóias por exemplo. Que tal conhecer o passo a passo básico de uma peça? Vamos lá?

Primeiramente qualquer tipo de peça precisa ser lixada, mesmo aquelas que parecem serem lisinhas.

Depois vem a primeira demão de base artesanal e não de tinta branca como muita gente faz. A base serve para "fechar" os possíveis veios que existam no MDF.

Após a secagem, essas são lixadas mais uma vez. Todas as minhas peças são extremamente lisinhas sem nenhuma aspereza. Assim a pintura ou mesmo a decoupagem fica mais realçada, mais bonita, mais uniforme.

Segue-se para a segunda demão de base e novamente são lixadas.

Entramos então com a primeira demão de tinta. Aguarda-se a secagem e a segunda demão é passada.

Chega a hora da decoupagem ou pintura.

Decoupagem não é tão somente "colar um papel bonito e dizer que já está pronta!"
Isso requer uma certa técnica e delicadeza no manuseio do papel, na aplicação da cola, no tipo de cola usada e no acabamento da colagem.

Depois de bem seco, é hora de uma revisão na colagem até então.

Passamos para o verniz.
Existem muitos tipos de vernizes. É preciso escolher o tipo certo para determinado trabalho.
Dá-se então a primeira demão e entre uma secagem e a outra, uma segunda demão e às vezes, uma terceira é necessária, dependendo-se do resultado que ser deseja obter.

Depois, a forração interna.
Quase 100% das minhas peças são forradas por dentro e não somente pintadas. No fundo externo também uso o mesmo processo de forração. É necessário medir muito bem para que o acabamento fique certinho e não borrar a cola pelas bordas.

Chega a hora da "checagem" geral: ver se tudo ficou bem coladinho, se não há borrados, se não ficaram cores "vazando" para outras áreas e etc...

E, finalmente a peças está PRONTA!

Por isso mesmo é imprescindível que o artesanato tenha um acabamento impecável. Caso contrário, transformam-se em "pecinhas de madeira", e nada mais!

 Valorizemos aquilo que é feito com nossas próprias mãos!!